Palavra do Presidente: Um ano de muito trabalho

Por Antonio José Gonçalves, presidente da APM

Artigos

Estamos encerrando 2024 com duas certezas, a de que muito foi feito em nossa Associação Paulista de Medicina, e a de que ainda há muito mais a se fazer. O ano já começou intenso, com a recém-promulgada Reforma Tributária, que é alvo da atenção e da atuação de nossa entidade desde 2017, e que certamente continuará no radar da nossa brilhante Diretoria de Defesa Profissional.

A divulgação da Tabela SUS Paulista, também nos últimos dias de 2023, tem rendido muitas atividades à APM neste ano, a exemplo de reuniões com o Ministério Público, de forma a tentar garantir que o reajuste dos honorários chegue aos médicos em todo o estado. Outra conquista importante foi a mudança da nomenclatura “erro médico” para “danos materiais ou morais decorrentes da prestação de serviços de Saúde”.

No mês do Dia Internacional da Mulher, lançamos uma Comissão e um canal de apoio jurídico às mulheres médicas, além de termos realizado uma ação durante jogo na Vila Belmiro (Santos/SP). Os médicos jovens também estão recebendo atenção especial nesta administração, com a formação da Comissão Especial de Médicos Jovens da APM, cujo trabalho tem buscado aproximar os colegas do associativismo.

Sendo a qualificação da Educação Médica um dos principais pilares da minha gestão à frente da Associação Paulista de Medicina, muitas foram as atividades acerca do tema. Reuniões com o STF, manifestações em nossos canais de comunicação, audiência no Senado e debates sobre o tema em diversos eventos, além de artigos à imprensa, são alguns dos exemplos do trabalho realizado no ano.

Promovemos ainda três Assembleias de Delegados, para deliberar sobre os mais importantes temas da nossa APM, e um Encontro de Líderes, de forma a estreitar as relações com os presidentes de Regionais e outros representantes da Associação no estado de São Paulo. Além de termos participado ativamente dos eventos da Associação Médica Brasileira, mantendo forte a bandeira do associativismo.

O ano também foi de muito esforço para manter nossa entidade em evidência na imprensa, com várias divulgações de artigos da nossa Diretoria, de nossos eventos e ações e de posicionamentos oficiais sobre temas importantes, além de entrevistas concedidas por nossos porta-vozes aos jornalistas. Ainda estamos realizando almoços com representantes da grande mídia, visando à aproximação com eles.

Além dos nossos já tradicionais Webinars, organizamos eventos científicos importantes este ano, como o 21º Congresso Paulista de Medicina do Sono, a 2ª Jornada ‘A Dor de ouvir a dor’, a 6ª Jornada de Dor na Mulher, o 24º Congresso Brasileiro de Qualidade em Serviços de Saúde e o 11º Neurinho. Sem contar atividades inéditas como o encontro com os representantes de Saúde dos candidatos à Prefeitura de São Paulo, o LinkedIn Day e o Encontro para Mulheres Inspiradoras.

Na área Cultural não foi diferente, com o retorno do Música nos Hospitais, para sua 15ª temporada, a exposição “Os Médicos e a Revolução Constitucionalista de 1932” e concertos de música erudita brasileira em nossa sede na capital paulista. Participamos ainda de um plantio de árvores e promovemos live sobre a influência do clima sobre a Saúde.

Em nosso Hotel Fazenda, também foi um ano de muito trabalho. Concluímos o arrendamento da hípica, trazendo melhoria nos serviços e otimização dos custos, realizamos mais uma edição da Festa Junina e outros eventos tradicionais e inéditos. Finalizamos a 9ª edição do Campeonato de Futebol e estamos preparando ceias e almoços especiais de Natal e Réveillon.

No campo dos serviços aos associados, lançamos o seguro de responsabilidade civil em parceria com a líder de mercado no segmento e condições especiais aos médicos filiados à APM. Em relação ao nosso Instituto de Ensino, disponibilizamos o MBA ‘Gestão Estratégica em Saúde e Qualidade de Vida Integrada ao Negócio’, em parceria com a Associação Brasileira de Qualidade de Vida.

Para 2025, temos grandes planos, de forma a manter nossa Associação Paulista de Medicina sempre representativa dos mais de 160 mil médicos do estado de São Paulo. Em nome de toda a Diretoria, agradeço o apoio, as críticas e as sugestões que nos ajudam a manter a entidade no rumo certo todos os dias.

Boas Festas!

Foto: Freepik

Publicado na edição 747 (Nov/Dez de 2024) da Revista da APM