O futuro é agora

A APM e o associativismo médico continuam liderando a transformação do setor da Saúde

Artigos

Cirurgia robótica, telemedicina, novas soluções para exames e diagnósticos, novos medicamentos, Medicina de precisão, Chat GPT… A lista de itens que englobam a transformação e o futuro da Medicina é extensa, sendo estes apenas alguns exemplos. A profissão passa por mudanças rápidas e profundas todos os dias, impulsionadas pela tecnologia e pelo aumento da expectativa de vida das pessoas, que gera crescente demanda por serviços de Saúde.

A Associação Paulista de Medicina, que tem uma longa e respeitável trajetória como instituição de referência para a classe médica, possui papel estratégico neste futuro. Ao longo dos anos, tem desempenhado um trabalho fundamental na defesa dos interesses dos médicos e da qualidade na Saúde, o que não muda – pelo contrário, só aumenta – com a chegada dos novos tempos à profissão.

A APM e o associativismo médico continuam liderando a transformação do setor, seja por meio da Defesa Profissional ou da educação continuada, entre outras frentes. A entidade é, e deve continuar sendo, voz influente na definição de políticas públicas relacionadas à Saúde. Desta forma, devemos constantemente buscar o fortalecimento da representatividade da Associação e suas Regionais perante os órgãos reguladores e a sociedade.

É preciso incrementar a participação da nossa APM junto à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e às Câmaras Municipais de todas as cidades do estado. Isso é extremamente importante para que possamos conhecer e interferir em tudo o que diz respeito à Saúde, e à vida do médico, particularmente.

Já temos um assessor parlamentar, e a ideia é ampliar esse serviço, já que os médicos perderam muitas oportunidades, a exemplo da Carreira de Estado, porque não trabalharam o tema politicamente, para que estivesse na Constituição. É preciso atuar em todas as questões para conseguirmos melhores condições de trabalho para a classe e de Saúde para a população.

O futuro da APM também está ligado à prestação de serviços e benefícios cada vez mais relevantes a seus associados, além de práticas de responsabilidade social. Para a manutenção de toda essa estrutura, investimos em projetos que nos levem em direção à autossustentabilidade financeira. O incentivo para que os jovens, dentre os quais se destacam as mulheres, participem da Associação também já foi iniciado. Vamos juntos em direção a novos tempos!

Antonio José Gonçalves
Vice-presidente da APM

João Sobreira de Moura Neto
Vice-presidente da APM

Publicada na edição 738 – Junho/Julho de 2023 da Revista da APM