Conhecendo a Acupuntura

Sendo uma ciência milenar, a Acupuntura foi introduzida no Ocidente há mais de meio século. Ainda assim, os conhecimentos a seu respeito são pouco difundidos, e poucas são as pessoas que se beneficiam com essa terapêutica, a qual tem uma ampla ação.

Artigos

Sendo uma ciência milenar, a Acupuntura foi introduzida no Ocidente há mais de meio século. Ainda assim, os conhecimentos a seu respeito são pouco difundidos, e poucas são as pessoas que se beneficiam com essa terapêutica, a qual tem uma ampla ação.

O que é Acupuntura?
É um tratamento que busca equilibrar o organismo por meio da inserção de agulhas especiais em pontos específicos da pele. Pode-se utilizar, conforme cada caso, estímulos térmicos (como as moxas) ou de outros tipos (como a ventosa, o raio laser de baixa intensidade, a eletroestimulação, etc.).

As pesquisas modernas, realizadas tanto no Oriente quanto no Ocidente, têm acumulado importantes informações para melhor compreensão da Acupuntura, o que determinou seu reconhecimento no Brasil, em 1995, como especialidade médica.

Mas, o que permanece indiscutível é que a introdução das agulhas nos pontos adequados produz diversos efeitos, dependendo do local estimulado, tais como: bloqueio de transmissão da dor, liberação de neurotransmissores (substâncias que atuam na dor), variação do nível de hormônios, aumento de células sanguíneas e anticorpos, regulação da função dos órgãos, etc.

Acupuntura dói?
Os pontos de Acupuntura são locais ricos em terminações nervosas, por isso são regiões mais sensíveis do corpo. Além disso, quando estamos em desequilíbrio energético – o que causa distúrbios internos, ou seja, doenças -, os pontos poderão estar mais dolorosos. Todavia, o incômodo da picada com a agulha é suportável.

Quem se beneficia com a Acupuntura?
De um modo geral, todas as pessoas que sofrem de estresse, ansiedade, depressão, insônia, enxaqueca, impotência, alterações menstruais e hormonais, problemas imunológicos e traumas em geral; além daqueles que sofrem de sintomas vagos e não conseguem um alívio com tratamentos convencionais.

Quem são os profissionais que podem utilizar a Acupuntura?
Os médicos que possuem título de especialista em Acupuntura reconhecido pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA), Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Regional de Medicina (CRM). 

A Acupuntura tem contraindicação?
A Acupuntura é efetiva e cientificamente comprovada, constituindo-se como um método terapêutico. Nas mãos de pessoas inabilitadas, incapazes de fornecer um diagnóstico preciso e uma indicação adequada para o tratamento, a Acupuntura pode agravar as patologias pré-existentes ou desencadear o aparecimento de outras. Quando realizada por médicos especialistas, não foram demonstrados quaisquer efeitos colaterais, a exemplo dos encontrados nos medicamentos de um modo geral.

Wilson Tadeu Ferreira e Luiz Carlos Souza Sampaio são membros do Departamento Científico de Acupuntura da Associação Paulista de Medicina