APM ilumina sua fachada em apoio à campanha Março Roxo, dedicada à epilepsia

O objetivo é alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da condição

Últimas notícias

A Associação Paulista de Medicina iluminou sua fachada em apoio à campanha Março Roxo, movimento global de conscientização sobre a epilepsia, condição neurológica que faz com que os neurônios atuem de forma irregular e intensa, gerando uma série de descargas elétricas anormais que resultam em crises epilépticas.

A busca por aumentar a consciência sobre a doença culminou no Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia, celebrado em 26 de março. Esta data tem como objetivo alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, essencial para melhorar o prognóstico e a qualidade de vida dos pacientes.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a epilepsia afeta cerca de 2% da população brasileira e aproximadamente 50 milhões de pessoas em todo o mundo. A educação médica contínua e o aumento da informação são fundamentais para reduzir os estigmas e melhorar o acolhimento social dos pacientes com a doença.

O Ministério da Saúde reitera, em seus canais oficiais, que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento integral e gratuito para a condição, desde o diagnóstico até o acompanhamento e tratamento necessários, incluindo o uso de medicamentos.