No dia 5 de novembro, a Sociedade Paulista de Medicina Preventiva e Administração em Saúde (Sompas) e a Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Social e Administração em Saúde (Abrampas), apoiadoras do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar – da Associação Paulista de Medicina, elegeram as suas novas Diretorias.
Deste modo, a partir de 2025, a coordenação e vice-coordenação do CQH serão feitas por Jayme Malek Junior e Junji Miller Fukuyama, presidente da Abrampas e da Sompas, respectivamente.
Durante cinco gestões, o programa foi comandado por Milton Osaki, responsável por expandir ações internacionalmente. “Realizamos trabalhos para melhorar a administração hospitalar na Guatemala e em Moçambique. Entre 2012 e 2016, desenvolvemos projetos de apoio ao Hospital Regional del Quiché, com patrocínio da Agência Japonesa de Cooperação Internacional, a Jica”, relembra.
O médico também destaca a atuação que o CQH vem realizando desde 2021 na capacitação de gestores do Hospital Central de Maputo e do Ministério da Saúde de Moçambique – que, além do apoio da Jica, também tem a colaboração da Agência de Cooperação Brasileira (ABC). “Um dos objetivos desse projeto é implantar o modelo de gestão do CQH no Hospital Central de Maputo e torná-lo um polo irradiador da metodologia para outros hospitais de Moçambique.”
Dentre as demais atividades realizadas durante o período, estão a criação de cursos, produção de livros – em 2024, houve o lançamento de dois novos títulos –, além do desenvolvimento de alternativas no intuito de apoiar a implementação do modelo proposto pelo Programa CQH.
“Desde 2003, recebemos a adesão de hospitais da Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo, que buscam a certificação para a qualidade assistencial, sendo o CQH uma das referências. Em 2024, firmamos um acordo com o Movimento Catarinense pela Excelência para disseminar a metodologia CQH aos hospitais do estado. Seguindo um dos fundamentos do modelo de gestão, que é a renovação, apoiamos Jayme e Junji para o desafio de continuar com o Programa CQH”, pontua Osaki, agradecendo por todo o apoio recebido durante a sua gestão.