Eleuses Paiva recebe Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo

Secretário estadual da Saúde foi homenageado na Assembleia Legislativa

Notícias em destaque

Na noite da última quinta-feira, 10 de outubro, o secretário estadual da Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva, foi agraciado com o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, em uma sessão solene na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). A homenagem reconhece sua trajetória notável como médico e gestor na saúde pública.

O objetivo da honraria, criada em 2015, é valorizar pessoas e instituições que têm contribuído significativamente para o desenvolvimento da sociedade paulista, promovendo ações de cidadania e justiça social.

Entre as autoridades que compuseram a mesa solene estavam o deputado estadual e presidente da Alesp, André do Prado; o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, representando o governador Tarcísio de Freitas; o deputado estadual e proponente da sessão solene, Barros Munhoz; e o deputado estadual Gilberto Kassab.

Durante a cerimônia, Barros Munhoz destacou a importância de reconhecer o trabalho dos secretários, enfatizando que contribui para motivá-los em suas batalhas. “É importante para que os secretários saibam que o trabalho deles está sendo acompanhado, visto e aplaudido. Fico muito feliz de homenagear Eleuses Paiva.”

Arthur Lima também elogiou o secretário, afirmando que ele tem realizado um trabalho fundamental, promovendo uma revolução na área da Saúde do estado, especialmente em relação ao SUS paulista e à agilidade na entrega de recursos, o que tem impactado positivamente na administração das filas. “É uma singela homenagem feita pela Assembleia Legislativa, mas muito significativa para o Governo Tarcísio, que representa o trabalho que Eleuses tem feito”, concluiu.

Participação da APM

O presidente da Associação Paulista de Medicina, Antonio José Gonçalves, esteve presente na solenidade, assim como o vice-presidente José Luiz Gomes do Amaral e o diretor Científico da entidade, Paulo Manuel Pêgo Fernandes.

“Que sorte a nossa o Eleuses ter abdicado de tantos compromissos pessoais e profissionais para capitanear, em 1995, o grupo que conduziria a Associação Paulista de Medicina com tanto sucesso ao longo dos últimos anos. E que sorte a minha de estar neste seleto grupo e ter podido aprender tanto com ele desde então. A Medicina paulista e brasileira, e sobretudo as nossas entidades de classe, precisam de muito mais “Eleuses”. Vida longa, meu caro amigo!”, afirmou Gonçalves em vídeo homenagem gravado para a ocasião.

Amaral também reiterou seus agradecimentos ao amigo Eleuses Paiva que, segundo ele, vem realizando brilhante trabalho na Secretaria Estadual de Saúde.

Paiva, que é médico e ex-deputado federal, expressou sua emoção e a sensação de que a honraria aumenta sua responsabilidade na Secretaria Estadual da Saúde, ressaltando a alegria de ser reconhecido pelo maior parlamento da América Latina. “É uma alegria muito grande receber esta homenagem da Alesp. Fico muito satisfeito e mais feliz ainda por receber a honraria de Barros Munhoz”, afirmou.

Trajetória

Ex-presidente da Associação Paulista de Medicina e da Associação Médica Brasileira, Eleuses Paiva nasceu em 13 de junho de 1953, na cidade de Santos (SP). Formou-se em 1978 pela Faculdade de Medicina de Itajubá (MG), especializando-se em Medicina Nuclear pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Iniciou sua trajetória em entidades de classe na Sociedade de Medicina e Cirurgia de São José do Rio Preto – Regional da APM, e ocupou ainda cargos no Colégio Brasileiro de Radiologia e na Sociedade Brasileira de Biologia e Medicina Nuclear. Foi também professor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e médico no Hospital Sírio-Libanês.

Em 1997, foi admitido como membro honorário da Academia de Medicina de São Paulo. Já atuou também nos Conselhos Municipal, Estadual e Nacional de Saúde e como secretário de Saúde e vice-prefeito de São José do Rio Preto.

Em abril de 2022, voltou a assumir mandato como deputado federal na Câmara dos Deputados, em sua terceira legislatura, sendo que a primeira ocorreu entre 2009 e 2010 e a segunda entre 2011 e 2015.

Fotos: Rodrigo Costa/Divulgação Alesp