Diretor da APM aponta fatores relacionados ao envelhecimento do cérebro

Júlio Pereira falou sobre o assunto durante participação em programa da Rede Vida

Últimas notícias

No dia 2 de outubro, o diretor de Tecnologia de Informação da Associação Paulista de Medicina, Júlio Pereira, participou do programa Bendita Hora, da Rede Vida. Durante a transmissão, o neurocirurgião discutiu diversos tópicos, incluindo fatores que influenciam o envelhecimento do cérebro.

De acordo com Pereira, muitos pacientes buscam uma “pílula mágica” para prevenir o problema, mas ele enfatizou que práticas simples no dia a dia são eficazes. O sono, por exemplo, é essencial para o bom funcionamento cerebral. “Dormir é fundamental para a consolidação da memória”, explicou.

Outro fator destacado pelo especialista foi a importância de uma alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos. “A atividade física não precisa ser intensa; 30 minutos por dia ou uma hora, três vezes por semana, já trazem benefícios. No caso da alimentação, é necessário ter controle, pois problemas como diabetes e hipertensão, que muitas vezes são assintomáticos, afetam o funcionamento cognitivo”, pontuou.

Além disso, o diretor da APM ressaltou que poucos discutem o quanto a prática de atividades intelectuais é vital para o bem-estar do cérebro. “Sempre digo aos meus pacientes que se aposentar sem estímulos é uma tragédia para o cérebro. Precisamos mantê-lo ativo. Para os aposentados, costumo sugerir trabalhos sociais e voluntários, e recomendo que não fiquem parados.”

Foto: Reprodução