Longevidade Expo Fórum foca na qualidade de vida

Evento contará com a Associação Paulista de Medicina como uma das parceiras

Sem categoria

Durante os dias 29 de setembro e 01º de outubro, o Novo Distrito Anhembi, localizado em São Paulo, será palco da sexta edição da Longevidade Expo Fórum. O evento, que conta com a Associação Paulista de Medicina como uma de suas parceiras de conteúdo, visa amplificar os conceitos de longevidade e promover a importância do envelhecimento saudável.

Neste sentido, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizará uma conferência trazendo diferentes temas que englobam a pauta central do Fórum, como experiências de vida, iniciativas, ações para a longevidade, economia, experiências inovadoras, entre outros.

Maurício Nunes da Silva, diretor da ANS, explica que a participação da Agência neste evento está diretamente interligada ao fato de que a população brasileira vem envelhecendo muito rapidamente. “É um debate que a ANS tem que estar inserida porque nós temos uma parcela significativa de idosos na saúde suplementar e precisamos discutir ações e linhas de cuidado para esta população. A importância de participarmos é equivalente à importância do debate sobre a longevidade no País e precisamos olhar para essa população.”

Para Nunes, o Fórum será uma oportunidade para analisar como está a vida dos idosos, já que, atualmente, uma grande parcela dos indivíduos acima dos 60 anos chega a esta faixa etária ativos e saudáveis. De acordo com o diretor, isso faz com que ocorram segmentações dentro dos próprios grupos de idosos, ao levar em consideração a saúde e capacidade física de cada um deles – que pode ser mais ampla em alguns.

“O conceito é olhar para a população idosa de forma diferenciada e analisar o quanto ela pode continuar a sua vida ativa e profissional. Muitos deles continuam trabalhando de forma ativa, com muita bagagem e experiência, alguns são responsáveis pelas economias e orçamentos familiares, então têm um peso para a economia brasileira e até do ponto de vista social. Estamos envelhecendo, mas com saúde e autonomia”, explica.

Ações

Além das atividades conferenciais, como aulas e palestras, o evento também contará com atividades físicas e culturais, voltada à música e à dança. Além disso, os participantes poderão contar com aulas sobre tecnologia e como ter uma maior facilidade no manuseio de aparelhos eletrônicos e no contato com as redes sociais. Para Maurício Nunes, isso é fundamental pois reforça a interação social deste grupo de pessoas, que podem, por meio dos dispositivos, estarem mais próximos de familiares que morem em outras cidades ou países, por exemplo.

Ele também reforça que o Fórum é aberto a todos os interessados, bastando apenas realizar a inscrição previamente para garantir a participação. Segundo Nunes, além dos idosos, o público tende a ser diverso. “Acho que vão ter beneficiários, planos de saúde e pessoas que talvez se interessem em participar do painel da Agência, o órgão regulador. Acredito que muitos profissionais da Saúde, como médicos, fisioterapeutas e psicólogos vão ter o interesse de participar também, além de representantes de operadoras e prestadoras de serviços médicos.”

Além da conferência da ANS, a Agência também terá um estande em que os servidores estarão disponíveis para tirar eventuais dúvidas sobre questões contratuais, planos de saúde, reajustes ou demais coberturas.

“Durante os dois dias de evento, teremos painéis sobre a importância das atividades físicas para os longevos, da meditação e da alimentação saudável. Ações pontuais, mas que possam ajudar no bem-estar dessa população, então, falar um pouco também dos programas que a Agência tem desenvolvido para que os idosos tenham conhecimento. Acaba sendo mais um espaço de divulgação que a ANS tem para levar as suas ações à sociedade”, aponta.

Conforme Maurício indica, a conferência da Agência espera deixar uma mensagem sobre bem-estar social. “A saúde é a plena condição do bem-estar físico. Você tem que cuidar do corpo, a cabeça tem que estar bem e é preciso manter o convívio social. Acho que essa é a mensagem, da importância dos longevos para o nosso país. Que bom que estamos envelhecendo e que a expectativa de vida tem aumentado muito no Brasil, demonstra o quanto as ações e políticas públicas e de Saúde, como vacinação e saneamento básico, têm sido eficazes, o que representa um ganho e uma vitória para o Brasil”, complementa.

Para participar da Longevidade Expo Fórum, basta se inscrever no site oficial do evento.