APM e AMRIGS intensificam relação de parceria

Fortalecimento da Medicina foi mote da visita do presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul

Últimas notícias

Com o objetivo de estreitar o relacionamento médico e amplificar a qualidade da Saúde brasileira, o presidente da Associação Paulista de Medicina, Antonio José Gonçalves, recebeu o presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul, Gerson Junqueira Junior, na sede da APM, na última terça-feira, 27 de agosto.

O encontro também contou com a presença dos vice-presidentes da APM, João Sobreira de Moura Neto e Akira Ishida, do diretor Administrativo da instituição, Lacildes Rovella Júnior, e do assessor parlamentar da entidade, Napoleão Puente de Salles.

Segundo Gonçalves, uma das principais pautas abordadas durante a reunião foi a Prova AMB/Amrigs, que conta com um dos processos seletivos mais rigorosos de Residência Médica do País. “A Amrigs tem um grupo de ética. Professores que fazem o exame para a admissão de diferentes Residências Médicas do nosso país, não só no Rio Grande do Sul, mas em Brasília, Rondônia, Mato Grosso, agora estão indo para o Rio de Janeiro. E há 50 anos, existe uma parceria com a AMB.”

O médico também reforçou a seriedade da prova. “O que a Federada precisa fazer, no caso da APM, é conseguir as instituições que fazem o curso de Residência Médica e oferecer o exame da Amrigs para os exames de residência que a Secretaria de Estado faz e as diferentes instituições selecionam. É um exame classificatório e, nesses 50 anos, nunca tiveram problema de provas anuladas. É algo muito sério.”

Para o presidente da APM, trazer isso para São Paulo é fundamental, já que contribui para a sustentabilidade da Federada, além de ser uma maneira de colocar médicos de qualidade no mercado. “É importante porque é uma prova muito boa, totalmente confiável, feita por um grupo experiente e muito competente, que pode selecionar melhor os médicos egressos que vão para os diferentes programas de Residência Médica do nosso Estado e, com isso, colaborar para uma melhor seleção e formação médica.”

Capacitação

Também focando no desenvolvimento profissional dos médicos, foi discutida a estruturação do Centro de Simulação e Treinamento da Amrigs – que a Associação Paulista de Medicina pretende replicar o modelo. O Centro, que é referência nacional, está diretamente associado à atualização profissional, trazendo, na prática, os principais desafios identificados na rotina médica.

“A Amrigs já tem parceria com uma empresa que traz os equipamentos de treinamento em ultrassom, videocirurgia, endoscopia, tudo com realidade virtual. Será uma forma de a APM estar em contato com os outros estados e ampliar os seus serviços. É feito para todas as especialidades e vamos oferecer isso para o Brasil inteiro”, comentou Gonçalves.

Para o presidente da Associação gaúcha, o investimento em tecnologia é fundamental para garantir atendimento de excelência à população. Além disso, para os representantes de ambas as entidades, reuniões como esta contribuem para o fortalecimento da Medicina nacional e enrijecem o compartilhamento de conhecimentos em diferentes áreas.