“No dia 4 de abril, São Paulo começa a vacinar as pessoas com mais de 60 anos.
Esse vai ser o primeiro grupo a ser vacinado com a quarta dose”, disse Gabbardo, em entrevista à CNN Brasil.
O Mato Grosso do Sul já começou a vacinar idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde com a quarta dose. Ao mesmo tempo, os governos dos Estados do Espírito Santo, do Acre e do Ceará admitem estudar o tema. Até o momento, o Ministério da Saúde recomenda o segundo reforço apenas para imunossuprimidos com 12 anos ou mais.
Ainda que não haja recomendação expressa do governo federal, a quarta dose da vacina anticovid é aplicada em idosos acima de 60 anos e em profissionais de saúde do Mato Grosso do Sul desde quarta-feira. Para receber o novo reforço, os moradores do Estado devem ter sido vacinados com a terceira dose do imunizante há pelo menos quatro meses.
“Definimos essa medida de acordo com a realidade local. Como observamos que 80% das mortes que estão ocorrendo por covid no Estado são de idosos a partir de 60 anos, seja com as três doses já tomadas ou com a vacinação incompleta, entendemos que é importante aplicar a quarta dose”, disse ao Estadão o secretário da Saúde do Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende.
Fonte: O Estado de S. Paulo