Na última quarta-feira, 28 de novembro, o Música nos Hospitais se apresentou no ICESP (Instituto do Câncer de São Paulo – Octavio Frias de Oliveira) para os pacientes, acompanhantes, médicos e funcionários.
Antes do início do concerto, Paulo Manuel Pêgo Fernandes – representando o presidente da Associação Paulista de Medicina, José Luiz Gomes do Amaral – agradeceu a presença da orquestra e elogiou a apresentação, dizendo ser um espetáculo de alto nível.
Roger Chamas, presidente do Conselho Diretor do ICESP, também agradeceu pela iniciativa e indicou para os espectadores: “Aproveitem o que vocês vão ouvir e embarquem nas notas que as músicas vão nos presentear. Reflitam sobre o que é estar bem e estejam bem”.
Para Maria Helena Sponton, coordenadora de Humanização do hospital, o projeto significa a mudança do ambiente e dos ânimos. Ela enfatiza que a arte alimenta as pessoas e contribui para que elas exerçam suas respectivas funções de forma diferente e muito mais positiva. “Elas ficam mais tranquilas, porque chegar no hospital para um tratamento oncológico cria às vezes ansiedade, receio, medo, dúvida e a hora que o paciente vê e sente o lado da arte, alivia e ameniza todas essas sensações.”
Confirmando as palavras da diretora, o público respondeu animado, levando o maestro e médico Samir Rahme, junto da Orquestra do Limiar, a tocarem a música “Será”, da banda Legião Urbana, com direito a bis. A plateia cantou junto, se emocionou e não poupou aplausos e elogios, deixando a coordenação do evento satisfeita com o resultado de uma das apresentações mais interativas e emocionantes da temporada.
Música nos Hospitais
O projeto é promovido pela APM desde 2004. Desde então, mais de 176 concertos foram realizados, em mais de 20 cidades por todo Brasil, reunindo 60 mil pessoas nos 68 hospitais onde ocorreram as apresentações.
O projeto ocorre em parceria com o Aché Laboratórios Farmacêuticos, aprovado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet.
A próxima apresentação da Orquestra será nesta sexta-feira (30), às 11h, no Hospital Geral de Fortaleza (CE). Em São Paulo, o grupo volta a se apresentar no dia 5 de dezembro, às 12h30, no Instituto do Coração (Incor/HC-FMUSP) – Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 44 – Cerqueira Cesar.
Confira mais fotos clicando aqui
Fotos: Marina Bustos