Marketing Médico é discutido em live realizada pela AMB

No dia 02 de julho, a Associação Médica Brasileira realizou live em seu canal do Instagram sobre “Marketing Médico”, um dos temas que será abordado no 2º Congresso de Medicina Geral da AMB, entre os dias 25 e 27 de julho, no Distrito Anhembi/SP

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No dia 02 de julho, a Associação Médica Brasileira realizou live em seu canal do Instagram sobre “Marketing Médico”, um dos temas que será abordado no 2º Congresso de Medicina Geral da AMB, entre os dias 25 e 27 de julho, no Distrito Anhembi/SP.

Mediado pelo coordenador Científico da AMB e diretor de Eventos da Associação Paulista de Medicina, Fernando Sabia Tallo, o encontro contou com alguns convidados especiais. Entre eles, Emmanuel Fortes, 3º vice-presidente do Conselho Federal de Medicina e relator da Resolução CFM nº 2.336/23, publicada no final do ano passado e que normatiza a publicidade médica.

“Agradeço o convite. É um prazer participar desta live com este público composto por médicos jovens. Vale dizer que, antes de qualquer divulgação, a leitura do manual de publicidade médica é essencial. Este foi um trabalho árduo e intenso, que contou com a colaboração de diversas áreas. A Medicina é uma profissão extremamente regulada e o que fizemos no Conselho Federal de Medicina, ao longo desses anos, foi ajustar as leis existentes à linguagem contemporânea”, explicou Fortes.

Também participaram da live os membros da Comissão do Médico Jovem da AMB, Alba Peixoto e Expedito Barbosa, e a dermatologista, educadora e palestrante Caroline Brandão.

Nos últimos anos, as resoluções sobre publicidade médica têm passado por importantes revisões para acompanhar as mudanças tecnológicas, éticas e sociais. Essas novas diretrizes visam garantir que a divulgação de serviços médicos seja feita de maneira ética, transparente e informativa, protegendo os interesses dos pacientes e mantendo a integridade da profissão médica.

“Entendemos que as coisas mudaram e os próprios legisladores perceberam e foram aperfeiçoando as resoluções. Criou-se uma realidade e as coisas foram sendo adaptadas”, acrescentou Fernando Tallo.

Alba Peixoto complementou dizendo que a live trouxe muitos esclarecimentos e uma excelente oportunidade de trocas com os colegas sobre marketing médico. “Foi muito bom participar com todos os convidados sobre este tema tão importante – saber o que pode e o que não pode, e acompanhar o que mudou com o manual de publicidade médica. A live foi muito boa e construtiva e já estamos planejamento outra, porque não conseguimos abordar todas as dúvidas. Adorei participar e agradeço a AMB pelo convite”, destacou.

Caroline Brandão complementou dizendo que, nos últimos anos, “as redes sociais se rechearam de um palavreado muito marqueteiro. Tem muita promessa envolvida e não se pode fazer promessas.”

A médica reforça que “não pode divulgar técnicas que não são reconhecidas pelo CFM. É muito importante comunicar para a sociedade o que é o Registro de Qualificação de Especialista, porque muitas vezes a população não sabe o que é isso. Eles sabem se têm CRM ou não tem”, acrescentou Brandão.

Expedito Barbosa, por sua vez, reiterou que o tema “Marketing Médico” é muito amplo e relembrou a importância do 2º Congresso de Medicina Geral da AMB. “Será uma ótima oportunidade para continuarmos discutindo, agora de forma presencial, sobre este assunto tão relevante.”