Música nos Hospitais virtual ‘vai’ ao Conjunto Hospitalar do Mandaqui

Na noite da última quinta-feira, 17 de dezembro, o Conjunto Hospitalar do Mandaqui recebeu a quinta apresentação da temporada do programa Música nos Hospitais. A iniciativa da Associação Paulista de Medicina tem como intuito levar música clássica a pacientes, familiares, médicos e demais profissionais, como prática terapêutica de integração e bem-estar no ambiente hospitalar

Últimas notícias

Na noite da última quinta-feira, 17 de dezembro, o Conjunto Hospitalar do Mandaqui recebeu a quinta apresentação da temporada do programa Música nos Hospitais. A iniciativa da Associação Paulista de Medicina tem como intuito levar música clássica a pacientes, familiares, médicos e demais profissionais, como prática terapêutica de integração e bem-estar no ambiente hospitalar.

Este ano, devido à pandemia, a Orquestra do Limiar, sob regência do médico e maestro Samir Rahme, tem sido apresentada na sede da APM, com transmissão ao vivo às instituições hospitalares participantes, que projetam as imagens em seus halls, corredores e demais espaços de convívio. A apresentação é transmitida no canal da Associação no YouTube.

“O Música nos Hospitais tem um papel sociocultural importantíssimo de levar alegria ao ambiente hospitalar, por meio de grandes nomes da música erudita e instrumental. Este ano, devido à pandemia de alto impacto na nossa saúde, a programação presencial foi suspensa. Porém, [o projeto] retomou a sua programação de qualidade com lives transmitidas para os hospitais participantes como a que acontece aqui hoje. E todos nós, colaboradores e pacientes, tivemos a oportunidade de prestigiar neste final de ano a apresentação da orquestra no telão e nos televisores distribuídos por todo a instituição”, agradeceu o diretor Técnico de Saúde do Conjunto Hospitalar do Mandaqui, Marcelo Barletta Soares Viterbo.

O presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral, por sua vez, parabenizou Rahme, os músicos e toda a equipe de colaboradores que ajudaram a manter a essência do projeto no novo formato. “Assinalo aqui o qualificado esforço de todos que lograram garantir sem alteração os propósitos do projeto, ou seja, amenizar a atmosfera do ambiente hospitalar por meio do contato dos pacientes e familiares, médicos e profissionais da Saúde com a arte e a cultura, nesse caso concerto de música erudita e instrumental.”

Idealizado e realizado desde 2004, o programa conta com patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, pela segunda temporada consecutiva, por meio da Lei Rouanet, e da Lei de Incentivo à Cultura – Programa Nacional de Cultura (Pronac), da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

O repertório contou com músicas dos aclamados compositores Padre Antônio Vivaldi (1678-1741), W. A. Mozart (1756-1791), L. V. Beethoven (1770-1827), H. Villa-Lobos (1887-1958), Béla Bartok (1881-1945), Beatles – Lennon (1940-1980), Mac Cartney (1942), Astor Piazzola (1921-1992), César Guerra-Peixe (1914-1993), Clóvis Pereira (1932) e Aaron Copland – Lennon (1900-1990). “Natal – Noite Feliz”, de Joseph Mohr, Franz Xaver Gruber e Michel Fujiwara, fechou o concerto.

Fazem parte da Orquestra do Limiar, regida por Rahme, os músicos: Marcos Scheffel (spalla); Mariya Mihaylova Krastanova, Gabriel Gorun, Nikolay Iliev Iliev e Ricardo Sanzine (violino I); Kleberson Buzo, Leticia Andrade, Jair Guarnieri e Tiago Paganini (violino II); Elisa Monteiro e Daniele Benedecte (viola); Mayara Alencar e Fabio Petrucelli (violoncelo); e Thiago Hessel (contrabaixo).