No último dia 23 de fevereiro, o Hospital Padre Albino, referência na assistência de média e alta complexidade e vinculado à Faculdade de Medicina de Catanduva (Fameca) – do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA – recebeu o selo de conformidade do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), mantido pela Associação Paulista de Medicina.
O evento, que reuniu a alta administração e a liderança da instituição, teve a participação do presidente do Conselho de Administração, Luciano Sanches Fernandes; do presidente do Conselho de Curadores, José Carlos Rodrigues Amarante; do presidente da Diretoria Executiva, Reginaldo Donizeti Lopes; da diretora de Saúde e Assistência Social, Renata Rocha Bugatti; da gerente do Núcleo de Qualidade dos Hospitais da Fundação Padre Albino, Adriani Izabel de Souza Moraes; e do assessor do coordenador do Programa CQH, Jackson Fernando de Rezende Vilela, entre outros.
A inscrição do Hospital Padre Albino no CQH ocorreu em 2005, mas só em 2010 foi implementado o roteiro do Programa. “Criamos o Serviço de Qualidade, além de outras medidas de melhorias. Em 2017, o Hospital recebeu a primeira visita do CQH, mas, infelizmente, a avaliação não foi satisfatória”, destacou Adriani Moraes.
A gerente do Núcleo de Qualidade lembrou que, depois disso, a instituição passou por uma nova reestruturação e aumentou seu quadro de colaboradores. “Seguimos à risca todas as orientações, realizando auditoria interna e autoavaliações, sempre em busca da melhoria contínua. Com todos os ajustes concluídos, nova visita ocorreu em novembro de 2023 e, finalmente, o Hospital Albino conquistou o selo de Conformidade do CQH”, ressaltou.
A próxima visita do CQH será para a renovação do selo e está prevista para novembro de 2025. “O nosso propósito é seguir evoluindo nos processos, garantindo aos nossos pacientes a excelência na assistência. Para nós, o ponto mais desafiador foi a mudança cultural. Tivemos muita resiliência como ponto forte, e a percepção de reconhecer as melhorias implantadas contribuiu muito para o engajamento de todos. Para agradecer os colaboradores por todo empenho, dedicação e esforço, organizamos um café comemorativo nos dias 26 e 27 de fevereiro. Todos ficaram felizes, satisfeitos e orgulhosos”, finalizou Adriani.
Programa CQH
O selo de conformidade está condicionado à implementação do modelo de gestão de qualidade e ao aperfeiçoamento dos processos, incluindo a revisão, a eliminação de falhas e a ampliação dos mecanismos de controle.
Em uma instituição de Saúde, o trabalho de qualidade hospitalar se torna essencial no que se refere à assistência ao paciente. Além de prevenir riscos, também busca melhorias contínuas para a segurança dos colaboradores e do hospital. Este controle ocorre devido ao comprometimento das pessoas que atuam no cuidado com os pacientes, corroborando com os métodos e as competências estabelecidos pelas organizações.
Fotos: Divulgação