O acervo de nossa Pinacoteca começou a ser formado na década de 1940, a partir da iniciativa conjunta de médicos, artistas e críticos de arte – que participavam de palestras e debates sobre artes plásticas em nossa sede -, liderada pelo diretor de Cultura Geral à época, Ernesto Mendes. Já na década de 1990, com o crescimento do acervo, um andar inteiro de nossa sede foi reformado para instalar a Pinacoteca da APM, sob a gestão do diretor Cultural Guido Arturo Palomba.
As obras foram divididas em duas salas e boa parte do significativo acervo – que representa um roteiro histórico da época de formação e consolidação do movimento modernista brasileiro, com pinturas de artistas como Tarsila do Amaral, Anita Malfati e Di Cavalcanti, além de outras obras de importantes artistas contemporâneos – está disponível para visitação pública gratuita, além das peças que se encontram em outros espaços da APM e em reserva técnica.
Acervos
Livros
Diálogo Construtivo Paulista
Livro Acervo da Pinacoteca – APM
Catálogo com o acervo da Pinacoteca
Informações e agendamento de visitas: flavianegrao@apm.org.br | (11) 3188-4305, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h