Na última terça-feira, 28 de novembro, o vice-presidente da Associação Paulista de Medicina, José Luiz Gomes do Amaral, participou de uma palestra realizada pelo SindHosp, com o tema “Diálogos e parcerias para um futuro mais saudável”.
Francisco Balestrin, presidente do SindHosp, foi o responsável pela apresentação do encontro. Para ministrar as palestras, foram convidados Amanda Spina, presidente da J&J Innovative Medicine Brasil; Andrea Marçon Bocabello, diretora Executiva do Estratégia e ESG no Grupo Fleury; e Leandro Reis Tavares, vice-presidente Médico e de Serviços Externos da Rede D’Or São Luiz.
“Gostaria de agradecer a todos que estão prestigiando este evento, aos palestrantes, ao vice-presidente da Associação Paulista de Medicina, José Luiz Gomes do Amaral, que também já foi presidente da Associação Médica Brasileira e da Associação Médica Mundial, ou seja, está nos abrilhantando bastante aqui”, foram as palavras iniciais do presidente do SindHosp.
ESG nas empresas
Em sua apresentação, Amanda Spina enfatizou a importância das ações das empresas na questão da sustentabilidade, como o objetivo de combater e apoiar a situação de mudanças climáticas que afetam todo o Planeta. De acordo com ela, a empresa na qual é presidente investiu aproximadamente 12 bilhões de dólares em 2022 em inovação.
“A nossa agenda ESG está pautada em três pilares. O primeiro pilar é sobre a equidade global em Saúde; o segundo é garantir diversidade e inclusão para os nossos colaboradores, formando um ambiente saudável; e o terceiro é buscar avançar na saúde ambiental. Além disso, nós estamos atuando em 11 dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável”, articulou Amanda.
Para Andrea Marçon Bocabello, a temática de ESG é também uma oportunidade de negócio, pois uma vez que a empresa deixa as práticas de lado, perde a oportunidade de se comunicar com os clientes. “Quando você começa a identificar as necessidades que os seus clientes têm, isso torna o ambiente mais diverso. Os clientes são totalmente diferentes, são de todas as classes sociais e têm todas as formas de expressão humana, isso enriquece o negócio”, enfatizou.
Com o objetivo de promover diversidade e inclusão, ela apontou dois programas utilizados no Grupo para promover as práticas. No programa de trainee, com o intuito de tornar o processo seletivo diversificado, há entrevistas anônimas, tornando o processo mais inclusivo; já o Programa Emprego Apoiado tem como função contratar colaboradores das mais diversas regiões.
Por último, Leandro Reis Tavares pontuou medidas sustentáveis que a Rede D’Or São Luiz busca cumprir de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “De início, levantamos o impacto de emissão de carbono que todas essas unidades promovem para poder neutralizar. Isso demorou anos, pois não é um procedimento simples. Há cinco anos, nenhum hospital é inaugurado na rede sem que ele já tenha desde a sua estrutura todo um trabalho de eficiência energética e de água, e evitamos usar combustível fóssil”, comentou.
Fotos: Divulgação