Até o dia 20 de julho, a ONG Voluntários por Amor realizará atendimento gratuito, sobretudo, a imigrantes e refugiados da América Latina em situação de vulnerabilidade social, na região do Brás. A Associação Paulista de Medicina apoia a iniciativa, surgida em março de 2017.
“É um grupo de médicos e profissionais da Saúde que tem como propósito atender os irmãos de outros países latinos que vivem no Brasil. É uma satisfação enorme saber que a nossa dedicação pode ajudar a melhorar a qualidade de vida dos nossos amigos bolivianos, por exemplo”, explica o presidente do VPA, Erwin Cordova Chavez.
Este ano, a ação espera atender em torno de 5 mil consultas, em suas mais de 20 especialidades médicas. Clínica médica, Cardiologia, Ginecologia, Otorrinolaringologia, Acupuntura e Neurologia são algumas delas, que terão o apoio de outras áreas como a Odontologia, a Enfermagem e exames laboratoriais.
“Não há necessidade de agendamento, basta comparecer ao local. É uma assistência integral, envolvendo físico, emocional e espiritual do assistido. É um momento de muito carinho, amor e confraternização de saúde entre os nossos”, destaca a coordenadora do VPA, Sonia Flores.
Sobre o grupo
O primeiro atendimento foi realizado no bairro do Brás, dois anos atrás, para quase 400 imigrantes. No ano passado, o mutirão atingiu a marca de mil atendimentos, no Jardim Brasil (Zona Norte).
Boa parte do público, em torno de 90%, é de origem hispânica, englobando imigrantes da Venezuela, Bolívia e Colômbia, além de refugiados. No segundo mutirão, uma média de 40 brasileiros também foi atendida.
Local: Rua Major Otaviano, 363 – Brás