Comitiva de Moçambique visita sede da APM e do Programa CQH

Os representantes de Moçambique chegaram no Brasil no último dia 25 de setembro e permanecerão até 5 de outubro

Últimas notícias

Na última terça-feira, 26 de setembro, o presidente da Associação Paulista de Medicina, José Luiz Gomes do Amaral, recebeu um grupo de gestores do Ministério da Saúde de Moçambique e do Hospital Central de Maputo para almoço na entidade e, também, para conhecer as instalações do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH) – mantido pela APM.

Milton Osaki, coordenador do Programa CQH, iniciou o encontro dando boas-vindas aos convidados e agradecendo a presença. “É um prazer recebê-los na casa que alberga o CQH. Reforço aqui todo o apoio do colega José Luiz em todos esses anos e aproveito para passar a palavra a ele”, destacou.

O presidente da APM, por sua vez, cumprimentou os gestores de Moçambique e agradeceu as palavras de Osaki. “Há alguns anos, tive a oportunidade de conhecer alguns colegas de Moçambique e tê-los aqui, hoje, é uma grande satisfação. E, claro, ter o CQH na nossa sede é um privilégio para todos nós da entidade”, reforçou Amaral.

Os representantes de Moçambique chegaram no Brasil no último dia 25 de setembro e permanecerão até 5 de outubro. Neste período, eles participarão de treinamentos para a implantação do modelo de gestão CQH no sistema de Saúde do seu país.

“Em nome de todo o grupo, quero agradecer a oportunidade e dizer que é uma honra estar reunido com todos vocês”, finalizou Antônio Luís Assis da Costa, diretor clínico do Hospital Central de Maputo (HCM).

Histórico

No início deste ano, representantes do Governo de Moçambique estiveram no Brasil, com o objetivo de fortalecer o Hospital Central de Maputo, por meio de capacitação de seu corpo clínico e técnico e, posteriormente, compartilhar o conhecimento adquirido com outras instituições centrais de Moçambique, como Beira, Quelimane e Nampula. E no começo de junho, equipe do CQH foi ao país africano.

Além do Programa CQH, a iniciativa internacional envolve a agência de cooperação internacional do Japão (JICA, na sigla em inglês, Japan International Cooperation Agency), a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

O projeto visa quatro resultados principais: melhoria da qualidade hospitalar por meio da implantação do Programa CQH no Hospital Central de Maputo; instalação de uma central de regulação; capacitação de gestores nas áreas de Pneumologia, Imaginologia e Neonatologia; e contribuição na mudança da mentalidade em relação ao sistema de Saúde, tornando-o mais humano, inclusivo e público.

Em setembro de 2022, um grupo de gestores de Saúde de São Paulo havia estado em Moçambique, para conhecer o sistema de Saúde do país. E um ano antes, integrantes do CQH participaram de uma pesquisa de campo sobre a gestão hospitalar em Maputo. Também em 2021, a diretora nacional de Assistência Médica, Luísa Panguene, e o diretor do Hospital Central de Maputo (HCM), Mouzinho Saíde, tinham visitado a sede da APM, no intuito de estreitar laços e conhecer experiências em gestão hospitalar brasileira.

Texto: Alessandra Sales

Fotos: Alexandre Diniz