Gripe: Ministério da Saúde orienta que municípios prolonguem campanha até o fim dos estoques de vacina

Com encerramento previsto para amanhã, dia 31, a campanha de vacinação contra gripe poderá se prolongar por mais semanas, até que estados e municípios consigam liquidar os estoques de imunizantes

O que diz a mídia

Com encerramento previsto para amanhã, dia 31, a campanha de vacinação contra gripe poderá se prolongar por mais semanas, até que estados e municípios consigam liquidar os estoques de imunizantes. Isso porque o Ministério da Saúde orientou que as gestões estaduais e municipais sigam oferecendo as aplicações até o fim das cotas disponíveis.
De acordo com informações divulgadas pela pasta, somente 43,4% das doses disponibilizadas foram usadas pelos brasileiros. Ao todo, 45,3 milhões de doses ainda podem ser recebidas por quem busca os postos de saúde.
A cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, já anunciou que prorrogará a aplicação de doses. A capital, inclusive, foi uma das primeiras a prorrogar a vacinação para o público em geral. Inicialmente, a campanha da gripe é dedicada aos pacientes que têm maiores chances de desenvolver quadros graves da doença caso das crianças, idosos, imunossuprimidos, entre outros.
No atual momento da vacinação, com grande sobra de doses, todos acima dos 6 meses de idade podem tomar as agulhadas. Trata-se de uma tentativa de reduzir a incidência da doença. Além disso, as vacinas que sobrarem neste ano não poderão ser reutilizadas para a próxima sazonalidade, pois a vacina da gripe é atualizada anualmente para aproximar-se das cepas circulantes em cada temporada.

Fonte: O Globo Online/Mariana Rosário