SUS: Sociedade Brasileira de Diabetes alerta para risco de falta de insulina

Pacientes são orientados a procurarem seus médicos caso não consigam o medicamento

O que diz a mídia

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) está preocupada com a possível falta de insulina no Sistema Único de Saúde (SUS) e alerta os pacientes e procurarem seus médicos caso não consigam o medicamento. De acordo com a SBD, o Brasil tem 16,8 milhões de pessoas com diabetes, entre as quais cerca de 560 mil têm diagnóstico de diabetes tipo 1 e necessitam de insulinas diariamente para sobreviverem.

“Não sabemos o número de pessoas com diabetes tipo 2 que utilizam insulina, mas acreditamos que em torno de 20% utilizam insulina na saúde pública”, diz a SBD, em comunicado.

Uma auditoria do Tribunal de Contas da União revelou que o estoque da insulina de ação rápida, medicamento usado para o tratamento de diabetes, do Ministério da Saúde acaba em abril.

O ministério informou ter aberto um novo procedimento de compra emergencial do remédio. O chamamento foi publicado no Diário Oficial em 8 de março e visa adquirir 1,3 milhão de tubetes de 3 ml de insulina. Entretanto, segundo o TCU, o risco de desabastecimento ainda persiste mesmo após o procedimento emergencial, tendo em vista que o produto só chegaria em “meados de junho” e o estoque atual acabaria em maio.

Em nota, a pasta afirmou ter solicitado, em 9 de fevereiro, uma cotação da possibilidade de fornecimento de 1,3 mi unidades de insulina divididas em dois lotes, sendo o primeiro entregue em 30 de março e o segundo em 30 de setembro. A alternativa, no entanto, “tem se mostrado demorada e dispendiosa, representando opção de médio prazo, incapaz de atender a situação iminente de desabastecimento”, informa o TCU.

Fonte: O Globo Online.