XXIII Congresso Médico do Oeste Paulista acontece nesta segunda-feira (16)

Começa nesta segunda-feira, 16, o 23º Congresso Médico do Oeste Paulista, totalmente on-line, realizado pela Associação Paulista de Medicina – Regional Rio Preto

Regionais

Começa nesta segunda-feira, 16, o 23º Congresso Médico do Oeste Paulista, totalmente on-line, realizado pela Associação Paulista de Medicina – Regional Rio Preto

Um dos eventos científicos da Medicina mais longevos do Estado de São Paulo, realizado há 52 anos, o Congresso Médico do Oeste Paulista (CMOP) chega a sua 23ª edição neste mês de agosto, adaptado à realidade do mundo ainda envolto pela pandemia da covid-19. A Associação Paulista de Medicina (APM) – Regional de Rio Preto realiza o 23º Congresso totalmente on-line, de 19 a 21 de agosto de 2021.

Nos dias 16, 17 e 18, no entanto, acontece o Pré-Congresso, também virtual. A inscrição, que dá direito ao médico, residente ou estudante de medicina de participar dos dois eventos, de 16 a 21, é feita no site https://congressomedicooestepaulista2021.com. Há preços diferenciados para estudantes, residentes e sócios da APM / Sociedade de Medicina e Cirurgia.

Como nas últimas edições, esta 23ª edição terá como focos três especialidades médicas – cardiologia, endocrinologia e nefrologia –, cada qual com uma sala dedicada exclusivamente, possibilitando que as palestras ocorram simultaneamente em três ambientes.

Já o pré-congresso terá palestras com os temas “o futuro da medicina”, “telemedicina” e “marketing médico”. Todo o conteúdo ficará à disposição do congressista após o evento.

Como nas edições anteriores, este 23º CMOP será espaço também para a apresentação de trabalhos científicos pelos congressistas que os inscreverem no site. Uma comissão julgadora escolherá os melhores trabalhos para que seus autores os apresentem durante o evento.

O médico cardiologista Eduardo Palmegiani, diretor científico da APM – Regional de Rio Preto e presidente desta edição, reconhece ter a pandemia imposto grande desafio para a realização do CMOP, assim como todos os eventos nestes últimos dois anos. “Esta realidade, no entanto, nos estimula ainda mais a promover o melhor congresso possível, à altura de sua história, para que médicos e estudantes compartilhem conhecimento e aprimorem”, afirma Dr. Eduardo. A longevidade e o prestígio do CMOP fazem com que reúna, a cada edição, médicos referências no Brasil em suas especialidades.

Na cardiologia, estarão como convidados palestrantes Dr. José Francisco Kerr Saraiva, ex-presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) e professor titular da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Dr. Adalberto Menezes Lorga Filho, do Instituto de Moléstias Cardiovasculares – IMC, de Rio Preto, e Dr. Pedro Vellosa Schwartzmann, do Centro de Cardiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (Fmusp), e Francisco Carlos da Costa Darrieux, do Incor – Instituto do Coração, de São Paulo.

Na nefrologia, o Congresso terá como palestrantes, dentre outros, o Professor Dr, Lucio Requião, da Unifesp e presidente da Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo, e o Prof. Dr. Marcio Dantas, da Fmusp, Ribeirão Preto.

Entre os médicos a falar na endocrinologia, estarão Dr. Levimar Rocha Araujo, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes e professor da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Dr. João Paulo Iazigi, diretor científico da Sociedade Brasileira de Diabetes – Regional SP e mestre pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp), e Dr. José Augusto Sgarbi, diretor do Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.