Buscando entender o panorama atual da Medicina no Brasil e os rumos que a profissão seguirá nos próximos anos, a Associação Médica Brasileira (AMB), junto da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) divulgou, no dia 08 de fevereiro, a Demografia Médica no Brasil 2023. De acordo com o levantamento, de 2012 a 2022, o número de médicos brasileiros cresceu em 84% e a partir de 2024, mulheres médicas serão maioria entre a classe.
A elaboração do documento foi estruturada por meio de três eixos principais. São eles, estudos demográficos da população médica, estudos sobre formação e profissão médica, além de inquéritos sobre Residência Médica e trabalho médico no Brasil.
A produção da Demografia também contou com apoio de organizações como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação Faculdade de Medicina (FFM), a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e o Ministério da Saúde.
Os principais temas da Demografia Médica se dividem entre “Médicos especialistas e especialidades médicas”; “Aumentos de médicos no Brasil”; “Projeção da oferta de médicos no Brasil nos próximos anos”; “Mais mulheres na profissão”; “Consultas médicas no Brasil”; “A expansão dos cursos de Medicina no Brasil e o perfil dos estudantes”; e “Oferta e distribuição de Residência Médica”.
Para ter acesso ao documento na íntegra, acesse este link.