Luiz Henrique Mandetta – União Pela Saúde

Em encontro com os médicos paulistas em dezembro, o novo ministro da Saúde falou sobre sua trajetória e sobre os principais pontos de interesse do setor

Entrevistas

Natural de Campo Grande (MS), Luiz Henrique Mandetta é formado pela Universidade Gama Filho, tem especialização em Ortopedia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e subespecialização em Ortopedia Infantil pelo Scottish Rite Hospital for Children, em Atlanta (EUA). Entrou para a política em 2005, quando foi nomeado secretário de Saúde de Campo Grande. Em 2010, foi eleito deputado federal e reeleito em 2014. Sempre próximo da Associação Paulista de Medicina, da qual se tornou associado honorário em 2015, foi na entidade que o deputado teve uma das primeiras conversas para a criação da Frente Parlamentar da Medicina no Congresso Nacional, que foi oficializada no Dia do Médico de 2017, em Brasília. Confira a seguir um pouco do seu histórico e as principais ideias mpara o ministério da Saúde.

O início de uma atuação mais política na sua carreira foi na Unimed, correto? Como ocorreu?

Pouco antes de receber um colega que concorria à reeleição na Unimed da minha cidade, percebi que tinham glosado todos os pezinhos tortos congênitos que eu tinha feito. Fiquei muito irritado e, com a conta e a glosa na mão, falei para ele que a gestão era distante, que não tinha diálogo etc. Aí o cara me falou: “Mas você só reclama, não participa nunca da cooperativa”, e eu falei que participava de tudo e que inclusive não ia votar nele, mas ele me disse que era chapa única, aí resolvi fazer uma chapa. Tive que fazê-la faltando 30 dias para a eleição, e acabei ganhando por uma diferença de 5 votos. Eu vi que era muito complexa a administração de uma cooperativa e fui me pós graduar em gestão na FGV. Fiquei na Unimed por quatro anos, foi uma boa gestão e eu proibi a reeleição.

Depois veio a secretaria municipal de Saúde?

Voltei a focar a atenção total para o meu consultório e tinha planos de concluir um mestrado, mas aí um prefeito ganhou a eleição em Campo Grande e as entidades médicas me indicaram para secretário. Eu nunca tinha trabalhado muito com SUS, tive receio, mas fui “sentado” na cadeira de secretário municipal de Saúde e fui buscar outra especialização, dessa vez em saúde pública. Houve ainda uma crise na Santa Casa e me convidaram também para ser interventor, então fui estudar um pouco de administração hospitalar. Fiz outra imersão. E vi que na democracia, que é essa que a gente vive, ou o setor de Saúde está lá sendo representado ou perdemos qualquer tipo de possibilidade de influenciar o debate.

E a chegada ao Congresso Nacional?

Quis ir para um partido no qual eu pudesse avaliar criticamente a política de saúde, foi o meu critério na época para escolher o Democratas. Fui muito bem votado e, em 2011, meu primeiro ano na Câmara dos Deputados, comecei a aprender que ali nem todos eram o que pareciam. Logo no segundo ano eu me candidatei à presidente da Comissão de Seguridade Social e Família, a segunda maior da casa, e acabei eleito por unanimidade, porque os outros candidatos, de MG e SP, resolveram me apoiar na última hora. Foi a maior zebra da casa, por que quando que um deputado de um estado pequeno, no primeiro mandato, de um partido de oposição ao PT, iria presidir uma comissão daquele porte?

Quais serão suas prioridades no Ministério da Saúde?

A atenção básica será o nosso foco. Que de básica não tem nada, é muito mais complexo você interferir nos ciclos das determinantes sociais de saúde e das pessoas do que fazer uma cirurgia de três, quatro horas, mas que dependeu só do seu tratamento. Ela deveria ser atenção complexa e a outra deveria ser atenção básica. As entidades médicas serão muito demandadas, porque não consigo entender o Ministério da Saúde sem dialogar com os setores, até concordo que não se pode fazer Saúde só com o médico, mas sem ele também não dá. Somos um setor com mega força. Quando a classe política perceber que temos uma unidade, entre a indústria, a rede hospitalar, as academias e as profissões – biólogos, médicos, enfermeiros, administradores hospitalares etc. -, que temos um ponto convergente chamado SUS, pode ter certeza que a gente vai mudar financiamento, vai colocar na pauta as demandas com grau de importância.

Como avalia o SUS?

Eu vejo gente falando que não quer o Sistema Único de Saúde, que ele tem que acabar. Então, convoquem nova Assembleia Nacional Constituinte, mostrem outro caminho, convençam mais de 308 pares e escrevam na Constituição o que acham. Essa Constituição, que a gente jurou defender, vamos defender até a última gota. Eu vou lutar pelo SUS, vou ser o ministro da atenção básica. É inadmissível a sífilis estar no número que está não dá para acharmos que é legal fechar leito hospitalar; não dá para São Paulo reintroduzir a febre amarela, é horrível morrer gente, com a vacina aqui, nosso índice de vacinação caindo ano após ano. Alguém previu a epidemia de crack?

E os problemas crônicos de financiamento e gestão?

No setor público, todos estão falando de governança, que significa “vamos andar na linha”. Eu acho que tem muito recurso no sistema mal gerido, que não chega na ponta. Cada centavo do que a gente economizar vai ser colocado na assistência. Não adianta achar que vai cair do céu, o dinheiro é esse mesmo, nós vamos ter que investir muito em gestão. Tem muito ralo, desperdício, dinheiro sendo gasto desnecessariamente. Estou convidando pessoas somente pelo critério técnico, o presidente me pediu para montar a equipe e disse que vai cobrar de mim, e que nunca vou poder ter a desculpa de que ele indicou o diretor disso ou daquilo.

Qual sua opinião sobre o atual panorama da formação médica?

Nós vamos formar em breve, só no Brasil, 35 mil médicos por ano, 350 mil por década, e como a vida útil desse profissional é de quatro décadas, vamos estabilizar em 1,5 milhão de médicos. Então, se considerarmos a média de pedido de quatro exames por médico, por consulta, teremos um sistema que vai ter que racionalizar ou vai entrar em colapso. Concedemos uma licença vitalícia para o profissional, não importa se ele atua ou não, por isso precisamos refletir como vamos fazer a avaliação desse médico. E não estou dizendo que um exame como o da OAB seja a solução, porque teríamos um grande contingente de profissionais na clandestinidade. Somado a isso há o problema das faculdades de Medicina nas fronteiras do Paraguai e da Bolívia com o Brasil, temos algo em torno de 100 a 120 mil brasileiros formados ou formandos.

Profissionais estes que poderão ter livre trânsito nos países do Mercosul por conta de acordos do bloco. A solução em diversas partes do mundo, como a União Europeia, foi optar pelas certificadoras internacionais. Pode ser uma maneira de antecipar essa discussão no Mercosul, ver quais faculdades se submetem ao mesmo padrão de certificação. Pelo menos uma parte do problema, que é a formação, estaria organizado.

LUIZ HENRIQUE MANDETTA
FORMAÇÃO – Universidade Gama Filho (RJ)
ESPECIALIDADE – Ortopedia e Traumatologia

Entrevista publicada na Revista da APM –  edição 701 – jan/fev